Biografia

Nasci em 1981 em Arcos de Valdevez e atualmente vivo em Braga. Completei uma licenciatura em Psicologia na Universidade do Minho em 2005 e, ao longo da minha vida, sempre estive interessado em aprender algo mais. Sou casado e especialmente apaixonado pela minha filha.

Computador portátil

No fim da universidade, consegui o meu primeiro emprego, num ramo diferente: trabalhei cerca de 2 anos como formador de informática numa escola da Futurekids, com alunos de idades entre os 3 e os 83 anos. Ensinava coisas básicas, como usar um rato e um teclado, bem como alguns tópicos mais avançados, como processamento de texto, folhas de cálculo, edição de imagem e criação de websites. Foi uma experiência muito enriquecedora, explorar alguns dos excelentes currículos lá usados e ter a oportunidade de elaborar eu mesmo novas unidades de aprendizagem. No último ano em lá trabalhei, concebi um conjunto variado de cursos, para adolescentes e para adultos, sobre o uso de software de código aberto (open source), como por exemplo Audacity (editor de áudio), GIMP (editor de imagem), Inkscape (desenho vetorial) e OpenOffice.org (um antepassado do atual LibreOffice).

Posteriormente, fui contratado por uma start-up na altura ainda muito jovem, a Lojamac.com (que posteriormente viria a ser conhecida pela marca Promais.com), um Revendedor Autorizado Apple em expansão, que estava a investir tanto em comércio físico como em comércio online (naquela altura, o comércio digital ainda não era muito comum). Abracei totalmente aquela nova experiência, aprendendo muito durante o processo e esforçando-me por ajudar a empresa não só a aumentar a sua presença no mercado, mas também a alcançar a máxima satisfação dos clientes. Foi o início de uma longa caminhada, que duraria 11 anos fantásticos. Neste momento estou aberto a novos desafios.

Literatura

“Escrita

Enquanto autor, escrevi e publiquei um conjunto de narrativas breves, todas elas em estilo experimental, e também alguma poesia. Atualmente, os meus livros podem ser adquiridos em formato digital nos locais habituais (iBooks store para dispositivos Apple, Amazon para dispositivos Kindle, Kobo, Scribd ou mesmo na Smashwords.com, que distribui ebooks em formatos compatíveis com a generalidade dos dispositivos.

Em 1999, a minha narrativa Ode a Um Poeta Naturalista recebeu o Prémio Literário Teixeira de Queirós. Em 2002, Manual de Trigonometria Aplicada (que, apesar do título, não é nenhum manual de Matemática, mas também uma narrativa breve) foi o trabalho vencedor do Concurso Literário “Ecos da Memória”. Três anos mais tarde, viria a ser atribuído o 2º prémio, no Concurso Nacional de Contos “D. Sancho I”, à narrativa As Confissões de Dulce.

No campo da poesia, publiquei a obra É preciso calar o monólogo. Também tenho colaborado ocasionalmente com algumas publicações, incluindo as revistas portuguesas Terra de Val de Vez (Nº18, 2007) e Nanozine (Nr. 5, 2012), as revistas digitais galegas Andar21.net e Palavra Comum, o portal brasileiro Alma de Poeta e a antologia Entre o Sono e o Sonho - Vol. IV (Chiado Editora, 2013).

Comunicação social e trabalho editorial

“E-book

Entre 1999 e 2001, fiz parte da equipa de redação do Jornal de Gondoriz, que ajudei a fundar. Durante esse período, fui responsável pela sua edição eletrónica, bem como por outros sites promovidos pelo jornal (JG Arquivo e Gondoriz Online).

De 2003 a 2008, dirigi o projeto Edições ArcosOnline, dedicado à edição e publicação de livros em formato digital de autores lusófonos (Portugal, Galiza e Brasil), com distribuição gratuita. O projeto incidia sobretudo na divulgação de autores jovens ou pouco conhecidos do grande público, mas cujas obras mereciam maior projeção. Uma notável exceção a essa linha editorial foi o caso da reedição do romance O Salústio Nogueira, obra-prima do escritor português Teixeira de Queirós (1948-1919) que injustamente se encontrava ausente das bibliotecas e esgotada nas livrarias há várias décadas.

Blogging e ativismo

Typewriter

Mais recentemente, desde 2006, tenho vindo a colaborar com artigos sobre Apple e tecnologia em diversos blogues, como Mac News, Pro+News, MacNotícias, Mac Portugal, iClub.pt, DZone e Pplware.

Em 2012, fundei o Braga Ciclável, um blogue de intervenção dedicado à promoção da mobilidade sustentável e do uso da bicicleta como meio de transporte na cidade de Braga, que recebeu em 2013 o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, na categoria de Cidadania. O projeto obteve um apoio muito considerável por parte da comunidade, o que acabaria por conduzir à fundação de uma associação sem fins lucrativos, com o mesmo nome, que tem como objetivo principal conseguir melhores infraestruturas para o uso quotidiano da bicicleta na cidade de Braga.

Finalmente, em 2018, criei The No Title Tech Blog, um pequeno blogue sem título e sem grandes ambições.