Um livro antigo resgatado do esquecimento

Há uns anos atrás, as Edições ArcosOnline ressuscitaram um importante romance do escritor português Teixeira de Queirós (1948-1919). O livro O Salústio Nogueira, considerado como a obra-prima daquele romancista nascido no Alto Minho, era então reeditado em formato digital, com o objetivo de permitir o seu acesso ao público.
Lamentavelmente, as obras de Teixeira de Queirós encontravam-se esgotadas na generalidade das livrarias e editoras, e eram praticamente inexistentes nas bibliotecas. A edição em formato digital permitia ultrapassar os obstáculos financeiros à disponibilização pública da obra. Foi preciso mais de um ano de trabalho afincado para digitalizar o texto, atualizar a ortografia (na altura ainda segundo as regras anteriores ao Acordo Ortográfico de 1990) e publicar o ebook em formato PDF. A obra sairia finalmente a 3 de maio de 2006, no aniversário do nascimento do autor. A edição incluía uma curta introdução do editor Victor Domingos e um esclarecedor posfácio de David Mourão-Ferreira.
Passados estes anos, a editora digital cessou atividade, mas o livro continua gratuitamente ao alcance de todos no site da Universidade do Porto, que teve o cuidado de o arquivar a partilhar com a comunidade, nos termos permitidos pela licença dessa edição. E ainda bem, pois é um livro que vale a pena ler!
Pode ser descarregado aqui.