Kindle Blog Brasil: "No confessionário com Dulce", recensão da escritora Maurem Kayna (nov/2011)

O Kindle Blog Brasil publicou hoje uma recensão ao livro “As Confissões de Dulce”, em que a escritora Maurem Kayna expõe ponto por ponto a sua opinião sobre a obra nas suas várias vertentes, desde a execução gráfica ao enredo e à própria linguagem.

Kindle Blog Brasil

Citamos abaixo dois breves excertos:

“Quanto ao enredo, devo fazer a ponderação de que ignoro a história de Portugal no período de ambientação da narrativa, mas pude construir uma imagem da época que guarda verossimilhança e pouco importa se há relação estreita com os fatos reais. A narrativa em primeira pessoa traz a "voz" de uma mulher manipuladora mas honesta nos seus afetos, uma mulher com visão aguda sobre os bajuladores que orbitam seu esposo e futuro rei de Portugal. Nas reflexões de Dulce há o histórico de intrigas familiares, a paspalhice do marido, o despotismo do sogro, o carinho e fidelidade concentrados na tristeza pela decrepitude de um animal querido. O conto é como um retrato da personagem presa na história.”


“Quanto à linguagem, de início a repetição da palavra "absurdo" ficou latejando na leitura como algo incômodo. No avançar do texto isso some e passa a ser símbolo natural da perplexidade e exílio de Dulce.”



No final, a pontuação global obtida pela obra foi de 4 estrelas, numa escala de 1 a 5. Mas não há como ler a crítica na sua versão original, pode ser consultada nesta página.