Como usar um iPad para ler (vídeo)

Para ler livros em formato digital (ebooks) há várias opções disponíveis atualmente. Há quem ainda leia esses livros diretamente no computador, mas esse é talvez o método que menos aproveita as vantagens dos livros em formato digital. Felizmente, há cada vez mais e melhores opções.

Há, por exemplo, dispositivos de leitura especializados (conhecidos como e-readers ou como livros eletrónicos), como é o caso do Kindle e do Kobo, entre outros. Esse tipo de dispositivos são geralmente leves e relativamente pequenos, e incluem ecrãs não iluminados e sem reflexos, muito parecidos com o papel, pelo que dão uma experiência de leitura bastante agradável.

E depois, há um conjunto de dispositivos multifuncionais que aliam a portabilidade à capacidade para serem utilizados num leque variado de tarefas. É nessa categoria que podemos incluir os smartphones e os tablets, que são dispositivos bastante leves e facilmente transportáveis, e que podem incluir aplicações especializadas na leitura de ebooks. A qualidade da experiência da leitura variará conforme o modelo do dispositivo e os padrões de leitura, mas é provavelmente esta a categoria de aparelhos em que mais utilizadores tenderão atualmente a experimentar a leitura de ebooks. Equipamentos como o iPhone, o iPod touch ou o iPad (ou a infinidade de clones e demais concorrentes que vão proliferando) são cada vez mais populares e são na verdade muito versáteis no que diz respeito às suas capacidades para servir de suporte de leitura.

Vejamos o exemplo do tablet mais popular no mundo, o iPad (que em Portugal pode ser comprado por exemplo na Promais.com). O seguinte vídeo exemplifica as várias formas como podemos usar o iPad para ler livros, e não só:


O incrível no meio disto tudo, é pensar que ainda há quem traga consigo um destes dispositivos, sem saber que pode servir para ler um bom livro!… Entretanto, nos EUA, há instituições de ensino que estão a substituir os manuais por iPads e documentação em formato digital. Em Espanha, muitas bibliotecas públicas já emprestam e readers carregados com livros em formato digital. E, ainda este mês, soubemos que também já se encontra a caminho das bibliotecas portuguesas uma plataforma para emprestar ebooks.

Há uma revolução a acontecer no mundo dos livros, agora mesmo...