Como ler livros na Era Digital - uma introdução ao mundo dos ebooks


Há três anos atrás, publiquei aqui um pequeno apanhado sobre as várias opções disponíveis para ler ebooks e um pequeno vídeo sobre como ler livros no iPad. Algumas coisas foram mudando entretanto no mundo da tecnologia, por isso pensei em partilhar convosco uma pequena atualização sobre este assunto.

Para ler livros em formato digital (ebooks) há cada vez mais opções disponíveis. Muitos de nós – por vezes mesmo sem o saber – temos em casa ou trazemos sempre connosco um aparelho capaz de armazenar e apresentar livros em formato digital, os tão falados ebooks.

Ler mais...

Como usar um iPad para ler (vídeo)

Para ler livros em formato digital (ebooks) há várias opções disponíveis atualmente. Há quem ainda leia esses livros diretamente no computador, mas esse é talvez o método que menos aproveita as vantagens dos livros em formato digital. Felizmente, há cada vez mais e melhores opções.

Há, por exemplo, dispositivos de leitura especializados (conhecidos como e-readers ou como livros eletrónicos), como é o caso do Kindle e do Kobo, entre outros. Esse tipo de dispositivos são geralmente leves e relativamente pequenos, e incluem ecrãs não iluminados e sem reflexos, muito parecidos com o papel, pelo que dão uma experiência de leitura bastante agradável.

E depois, há um conjunto de dispositivos multifuncionais que aliam a portabilidade à capacidade para serem utilizados num leque variado de tarefas. É nessa categoria que podemos incluir os smartphones e os tablets, que são dispositivos bastante leves e facilmente transportáveis, e que podem incluir aplicações especializadas na leitura de ebooks. A qualidade da experiência da leitura variará conforme o modelo do dispositivo e os padrões de leitura, mas é provavelmente esta a categoria de aparelhos em que mais utilizadores tenderão atualmente a experimentar a leitura de ebooks. Equipamentos como o iPhone, o iPod touch ou o iPad (ou a infinidade de clones e demais concorrentes que vão proliferando) são cada vez mais populares e são na verdade muito versáteis no que diz respeito às suas capacidades para servir de suporte de leitura.

Vejamos o exemplo do tablet mais popular no mundo, o iPad (que em Portugal pode ser comprado por exemplo na Promais.com). O seguinte vídeo exemplifica as várias formas como podemos usar o iPad para ler livros, e não só:


O incrível no meio disto tudo, é pensar que ainda há quem traga consigo um destes dispositivos, sem saber que pode servir para ler um bom livro!… Entretanto, nos EUA, há instituições de ensino que estão a substituir os manuais por iPads e documentação em formato digital. Em Espanha, muitas bibliotecas públicas já emprestam e readers carregados com livros em formato digital. E, ainda este mês, soubemos que também já se encontra a caminho das bibliotecas portuguesas uma plataforma para emprestar ebooks.

Há uma revolução a acontecer no mundo dos livros, agora mesmo...