NaNoWriMo 2012 - uma maratona de escrita

NaNoWriMo 2012

Estou a preparar-me para uma pequena aventura. Vou participar pela primeira vez no NaNoWriMo, uma espécie de maratona da escrita que se realiza todos os anos durante o mês de novembro.

O objetivo geral do National Novel Writing Month (abreviado como NaNoWriMo) é escrever uma novela ou romance, que é como quem diz, uma narrativa com pelo menos 50 mil palavras, ao longo dos 30 dias do mês de novembro. Não é certamente um formato em que eu me sinta confortável - quem me conhece sabe que sou mais dado a textos curtos, tanto em poesia como em narrativa. Mas sempre é um novo desafio e, sobretudo, um bom pretexto para meter mãos à obra, explorar novas técnicas e escrever um pouco mais do que o habitual.

Confesso que tenho as minhas dúvidas de que no final do NaNoWriMo 2012 venha a ter um livro completo. Mas que importa, não é mesmo? Como em qualquer maratona, o importante não é o instante em que se cruza a meta, mas sim as longas horas em que nos entregamos por completo à dureza do percurso.

Vamos a isso!


Participação no 1º Poetry Slam Braga (vídeo)

Para quem não pôde estar presente no 1º Poetry Slam Braga, que se realizou este sábado no Estúdio 22, aqui fica um brevíssimo vídeo da minha participação nesse evento, com a recitação de um poema inédito. Ler mais...

1º Poetry Slam Braga

No próximo dia 27 de outubro (este sábado), vou participar no 1º Poetry Slam Braga, no bar Estúdio 22 (Sé, Braga), onde irei recitar alguma poesia minha juntamente com outros poetas cá da praça.


1º Poetry Slam Braga


Para quem não sabe (e eu também não sabia), o Poetry Slam é um recital de poesia em forma de competição. Cada um dos 8 participantes dispõe do tempo máximo de 3 minutos para ler um poema seu. Quem vota é o público, que no decorrer de 3 rondas acaba por eleger um vencedor. Eu desconfio que leio apenas o primeiro poema e depois fico logo a assistir na bancada… Mas, e como dizem os organizadores do evento, a grande protagonista da noite será a palavra dita!

Estão, pois, convidados a aparecer e, se for caso disso, a votar na minha participação :-)

1º Encontro de Poesia Galega e Minhota

No próximo sábado, dia 31 de março, irei estar presente no 1º Encontro de Poesia Galega e Minhota, que terá lugar no belíssimo Paço da Glória, em Jolda, Arcos de Valdevez. O evento, promovido pelo Grupo de Estudos do Património Arcuense (GEPA) decorrerá durante a tarde, a partir das 16h30, com o programa abaixo reproduzido.

pacodagloria
Para além de ter interesse em assistir às conferências dos vários oradores portugueses e galegos, que irão versar sobre temas que me são particularmente caros, tive a honra de ser convidado a dizer poesia juntamente com outros participantes. Um convite que aceitei com muito gosto, sabendo de antemão que me encontraria em excelente companhia “tertuliana”. Adicionalmente, dois poemas meus serão incluídos numa recolha antológica que será distribuída aos participantes.

A entrada é livre e gratuita, e o espaço (para quem não se lembre da telenovela “Deixa que Te Leve”) é absolutamente cativante. Assim, se tiverem a possibilidade de vir ao Minho neste fim de semana, aproveitem e apareçam também para celebrar connosco a Poesia.


PROGRAMA

16,30h - Abertura do Encontro

16,40h - Literatura Regionalista: Significado filosófico Político, por Eugénio Peixoto, docente da Universidade do Minho

17,15h - Quatro Motivos, e Outros Tantos, para (re)ler Tomaz de Figueiredo, por Sérgio Guimarães de Sousa, docente da Universidade do Minho

17,45h - Unha Poética Galega com Presente a Ollar para o Futuro, por Mercedes Queixas Zás, membro da Associação de Escritores de LínguaGalega (AELG).

18,20h - DOCES POEMAS: leitura e fruição

Verde de Honra

Visita ao Paço da Glória