Contra o absurdo #PL118, marchar, marchar!

pl118

Depois de refletir longamente sobre os meus sentimentos acerca do que se tem dito e escrito sobre o PL118 (também conhecido como projeto de “Lei da Cópia Privada”), acabo de assinar a petição online: "Impedir a Taxação da Sociedade da Informação". Concordo com esta petição e acho que muitos de vocês também poderão concordar.

Enquanto autor, com interesse particular na área da literatura em formato digital (afinal de contas, seria eu um dos supostos principais interessados nesta lei, não é mesmo?), não posso senão DISCORDAR da forma como se pretende legislar este assunto.

Entre muitos outros motivos, destacaria que a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e instituições afins não me representam enquanto autor, logo não têm a meu ver qualquer autoridade ou competência para ir extorquir dividendos automáticos eventualmente oriundos do armazenamento e distribuição das minhas obras. Para isso, roubo por roubo, sinceramente prefiro que os meus ebooks sejam piratados por quem se interesse por lê-los.

Para quem não acompanhou a polémica ou não conhece os detalhes, recomendo vivamente a consulta do blog da Maria João Nogueira (Jonasnuts), onde é possível encontrar muita informação e ligações para algumas das notícias na Comunicação Social e artigos em blogs sobre o assunto.